Juntos em Transição

logotipo juntos em transição2

O movimento das cidades em transição surgiu em 2006 numa pequena cidade do Reino Unido como uma iniciativa comunitária em resposta à instabilidade económica, às alterações climáticas e ambientais e à crescente escassez de recursos minerais e energéticos não renováveis.

É neste movimento que surge o programa Juntos em Transição. O que lhe propomos é uma mudança para um estilo de vida com menor consumo de energia e recursos naturais e ao mesmo tempo poupar dinheiro e fortalecer os laços humanos dentro da sua comunidade.

Adaptámos o programa Juntos em Transição à nossa realidade, compilando num manual um vasto conjunto de pequenas acções e conselhos práticos que pode implementar no seu dia a dia e na sua comunidade.

Um dos objetivos mais importantes do programa é reconstruir as relações de inter-ajuda, por isso propomos que faça o programa em grupo, partilhando com os outros as suas experiências e dificuldades. 

2º grupo Juntos em Transicão

2º grupo Juntos em Transicão

 O programa baseia-se em 7 sessões, cada grupo reúne-se assim de 2 em 2 semanas durante 2 horas.

Na primeira sessão cada um apresenta-se, combinam as linhas de funcionamento e planeiam as próximas sessões. Nas 5 sessões seguintes abordam os temas: poupar energia, poupar água, comer melhor, reduzir o lixo e por ultimo a mobilidade. A última sessão encerra o programa, apresentando algumas ideias de partilha do grupo com a comunidade.

capa do manual
A primeira edição do manual “Juntos em Transição” já pode ser descarregada

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s